terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Mico de Ouro em Cannes: Salles





Tomei conhecimento dessa campanha acima em função de uma puta polêmica gerada pela reação do público quanto ao caráter discriminatório do material. Não publiquei nada por aqui, pois estava curioso sobre o que aconteceu de fato e não quis cometer injustiças como aconteceram em outros sites e blogs que trataram o assunto como pura verdade, prejudicando a imagem dos envolvidos. A questão é a seguinte: Sem o anunciante (Iogurte Itambé Fit) tomar conhecimento, a agência de propaganda Salles criou e inscreveu as peças em questão no Festival de Cannes. As peças, com o mote: "Esqueça. O gosto dos homens nunca vai mudar", cairam na rede e daí já viu, né? O problema todo é a crise de imagem que se gera, quando os desavisados tomam ciência de um material polêmico como esse, e automaticamente fazem a associação da percepção que tiveram com a marca, supostamente, anunciada. Não vou comentar o conteúdo, mas esclarecê-lo. Abaixo segue o comunicado oficial da empresa:

A Itambé ficou indignada ao tomar conhecimento da propaganda do Iogurte Itambé Fit Light, cujas peças publicitárias se encontram disponíveis na Internet e foram criadas pela Agência de Publicidade Salles Chemistri para um festival de Propaganda.

As peças publicitárias enviadas pela Agência para o Festival não foram submetidas à aprovação da Itambé e, portanto não expressam os reais valores da Itambé.

Em carta oficial, a Salles assume a responsabilidade pela autoria da campanha.

Ressaltamos que a Itambé, ao longo de seus 59 anos de existência, sempre teve por princípio o respeito a todos os seus consumidores.