sábado, 29 de agosto de 2009

Geração Perdida?

Acordei no sábado ao som de um clipe de banda Emo no Multishow. Imediatamente comecei a pensar sobre uma nova geração de "criativos" que iniciou carreira em meio ao boom da internet e do google: exatamente a geração de publicitários que veio depois da minha. Nossa, estava imaginando escrever tanta coisa, mas acho que um vídeo do You Tube fala sempre mais que 1.000 palavras.

A banda Emo foi só a ignição comparativa entre os criativos de merda que estão no mercado plagiando grandes campanhas e grandes marcas nos seus mínimos detalhes, seja iniciando o processo criativo pelo google, seja pelos anuários de criação, seja até pelo site da Apple... tem sempre um fracassado enrustido pagando de diretor criativo sem um pingo de originalidade por aí. Eu achava que era um mal que afetava parte dos publicitários, mas não. A coisa vai muito mais longe, abrangendo uma geração inteira nas mais diversas áreas que envolvem ideias. E muita gente do bem se engana, eu, por exemplo, volta e meia me engano.

Meses atrás ouvi NX Zero na rádio e pensei: Máááááou, como o pop nacional evoluiu! Como as músicas estão mais elaboradas, blá, blá blá... Péssimo engano! Uma geração inteira de bandinhas cujo o processo criativo envolve a pirataria de idéias está por aí, nás rádios, no Mutishow em todo o lugar. É uma merda que se repete mais do que eu imaginava.



É foda, eu sei. Mas essa geração está perdida? Nem tanto. Trabalhei e trabalho com gente na Hexa que está muito acima disso. Gente raçuda, divertida, muito inteligente e ORIGINALMENTE criativa. Meus abraços aos profissionais de verdade.