sábado, 27 de setembro de 2008

Eleições 2008 - Tortura Eleitoral Gratuita

Gratuita nada! As emissoras cedem esse espaço e, em troca, o Governo Federal cede o valor referente a veiculação sob a forma de abatimento fiscal. Ou seja, como TUDO no Brasil, eu e você é quem pagamos a conta.

Mas escrevo para falar outra coisa: a de que essa é, sem dúvida, a PIOR campanha eleitoral de todos os tempos em que estive aqui em Criciúma. Não falo dos erros estratégicos, nem dos sofríveis 30 segundos dos vereadores que não sabem ler, decorar ou até andar com duas pernas. Falo da propaganda em si, dos roteiros, textos, direção de arte e das equipes contratadas para fazer tal serviço. Alguns programas até tentam parecer criativos ou bem produzidos, mas, NÃO SE ENGANE, a verdade desse pleito se resume APENAS pelo velho ditado popular temperado com as cores dessa ocasião desastrosa: "em terra de cego, que tem "UM OLHO" com catarata, astigmatismo e conjuntivite, é rei". Ou seja, não existe o melhor trabalho, ele é apenas o menos trash.

Vou dar o exemplo que me levou a escrever esse post. Trata-se da campanha do PT e seu programa de TV. É que nessa onda de computação gráfica, basta uma idéia imbecil ou a falta de uma idéia e o estrago está feito. Surge então na tela, durante o espaço eleitoral pago por nós, o candidato em questão com um fundo digital bizzarro em computação. A equipe deve ter pensado: vamos dar um clima de moderindade e usar um horizonte de uma construção hi-tec, vários blocos metálicos lado a lado e com as estrelas sobre o infinito negro do espaço sideral? E todos da equipe, pelo jeito, disseram sim. E eu disse trash, trash, mega-trash. Olhando aquela cena de ficção científica de filme B, meus ouvidos desligaram, e meu cérebro começou a criar o roteiro exclusivo para dublar a fala daquele pobre candidato sobre o horizonte de metal arredondado como uma estação espacial em meio as estrelas.

Diz o candidato: Caro eleitor, peço licença de entrar no seu lar, e pedir a Força do seu voto para, de novo, sentar na cadeira de síndico da Estrela da Morte. Não podemos aceitar mais 4 anos sob o domínio do lado Negro. Então, no dia 5, vote Décio Góes, vice Obi Wan Kenobi. Contra o império, vote 13. Precisamos do salto no hiperespaço para uma cidade justa e de todos.

Enquanto eu não encontro a imagem para ilustrar esse absurdo, tentem pelo menos imaginar... claro que depois da cena da estrela da morte, eu passei para a sequência fictícia com opinião de um eleitor... não seria bacana um cidadão na rua endossando o nosso candidato Jedi? Que tal então o Chewbacca falando - wrrhuuuuhaaaahhhhu! - com a seguinte legenda: É 13 neles!

Feliz de mim. Quando assunto é propaganda eleitoral, ou alguns de meus concorrentes, eu realmente me sinto numa galáxia muito, muito distante.