terça-feira, 8 de abril de 2008

Marketing de Varejo - Lúcia Búrigo

Ontem começou em Cricúma um curso da Lúcia Búrigo na CDL com o tema: Marketing de Varejo. Como varejo é um conceito muito mais amplo do que o Hommer Simpson possa imaginar, resolvi prestigiar o evento, que considero importante para a cidade e para o panorama atual do comércio em Criciúma. Citei o Hommer como cidadão comum e desavisado que ouve "varejo" e lembra das Casas Bahia. A gente sabe que a coisa é bem mais abrangente que isso, como a própria Lúcia deixou claro, mas nem todos que vivem o mercado sabem disso bem ao certo.
Com algumas exceções, eu não gosto da postura do comércio de Criciúma. Sei que ele vem evoluindo muito, mas ainda não o sinto preparado para clientes cada vez mais exigentes. A prova disso é a falta de visão dos próprios empresários, principalmente dos pequenos e médios, já que a grande maioria deles, que precisam urgentemente de um pouco do know-how da palestrante, não estava presente na oportunidade. Eu adorei o primeiro dia e sei que vem mais coisa boa no segundo. Além de levar na bagagem um pouco mais da experiência de quem sabe muito do que está falando, quero levar também os cartões de vista dos participantes, pois seus estabelecimentos devem refletir nos detalhes um pouco desse interesse pessoal em fazer e ser cada dia melhor.
Enquanto isso a gente vai torcendo por um sorriso fácil, um bom dia, boa tarde e boa noite cada vez que entra numa loja. Parabéns a Lúcia e a CDL pela iniciativa.